NASA quer navegar em Titã

Maior lua de Saturno será o primeiro corpo extraterrestre explorado por um navio
2009-12-21
Lago de metano em TitãA NASA está a conceber um «barco extraterrestre» para explorar Titã, uma das luas de Saturno. A confirmação, em 2008, de que existia metano líquido naquela lua, através de imagens da sonda Cassini, leva os cientistas norte-americanos a pensarem na primeira exploração de um «mar» fora da Terra.
A ideia foi discutida recentemente na conferência da American Geophysical Union (AGU). Os cientistas apontam 2016 para ano de lançamento. Devido à distância, apenas em 2023 o barco estará a navegar.
A sonda Cassini orbita Saturno há cinco anos, tendo dado a conhecer Titã e aguçado a curiosidade dos cientistas devido às suas especificidades.
A cientista da NASA Ellen Stofan, membro da equipa de investigadores deste projecto, admite que esta ideia pode parecer estranha, mas a verdade é que também a história da exploração da Terra é uma história de navegantes.
Os investigadores acreditam que as descobertas que podem acontecer em Titã serão relevantes para o estudo do nosso próprio planeta. Isto porque permitirão perceber diversos processos climáticos bem como a própria evolução geofísica do astro.
Comentários
Postar um comentário