Vida em lua de Júpiter pode ser algo muito possível.

A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) já havia afirmado que Europa, uma das luas de Júpiter, era o lugar mais provável de ter vida fora da Terra. Agora, um estudo comprova que o balanço químico dos oceanos do satélite é muito parecido com o da Terra.
A pesquisa mostra que é possível que exista hidrogênio e oxigênio suficientes para a formação de vida por lá, ainda que não exista atividade vulcânica na lua de Júpiter. Já era sabido que Europa tem outros elementos favoráveis à vida como gás carbônico, água oxigenada e enxofre. 
"A Europa é recoberta por uma camada de gelo relativamente fina, possui um oceano [líquido sob o gelo] em contato com rochas no fundo, é geologicamente ativa e bombardeada por radiações que criam oxidantes e formam, ao se misturar com a água, uma energia ideal para a vida", afirmou Robert Pappalardo, cientista da Nasaem 2013.
O estudo, publicado pelo periódico Geophysical Research Letters, descobriu que a produção de oxigênio tanto na Terra quanto em Europa é cerca de dez vezes maior do que a produção de hidrogênio. 
Na Terra, nossos oceanos produzem hidrogênio e calor quando a água salgada do mar penetra nas fissuras da crosta terrestre e reage com os minerais. O objetivo dos cientistas agora é saber se essa reação também acontece no satélite de Júpiter.
Europa também possui fissuras em sua crosta e elas são cinco vezes maiores do que as da Terra: cerca de 25 quilômetros de profundidade. 
Uma missão da agência espacial europeia, para a lua Europa esta sendo planejada pra 2020, se as expectativas se confirmarem, e vida for descoberta, alem de varias questões, podemos ter certeza de que o universo é cheio de vida, afinal se em nosso "minusculo" sistema solar temos vida em mais de um lugar, imagine na imensidão do espaço!  
Representação de como pode ser abaixo do gelo da lua Europa de Júpiter.
FONTE: NASA , UOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7 Planetas foram encontrados ao redor de uma Estrela "próxima" a nós.

Sonda Cassini viaja entre anéis de Saturno e inicia Fim da missão.

Asteróide "grande" passou perto da Terra no final de semana!!!