Sonda Tira Foto de Cratera criada em Asteroide
Asonda Japonesa Hayabusa2, que na madrugada do dia 5 de abril deu um "tiro" que causou uma cratera no asteroide Ryugu, voltou ao local para registrar imagens do impacto. Agora, as fotos foram divulgadas pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA).
![]() |
O Antes e o Depois do Asteroide receber o Impacto! |
A expectativa dos cientistas era que a cratera teria aproximadamente 3 metros de diâmetro, caso a superfície do asteroide fosse rochosa. Mas, mesmo o asteroide tendo rochas em sua superfície, a destruição revelada pelas imagens foi de 10 metros – algo que era esperado somente se a base fosse arenosa.
“A superfície é cheia de pedregulhos, mas mesmo assim nós criamos uma cratera enorme. Isso pode significar que há ainda um mecanismo científico que nós não conhecemos ou algo especial nos materiais presentes em Ryugu”, apontou em comunicado da Agência France Presse, Masahiko Arakawa, professor universitário da Universidade de Kobe, no Japão.
Com a cratera, o objetivo dos pesquisadores era liberar materiais da dura superfície para coleta, que posteriormente seriam estudados na Terra. O material do asteroide pode mostrar dados sobre os estágios iniciais do Sistema Solar por conter matéria e água de mais de 4,6 bilhões de anos atrás.
O nome Ryugu significa “Palácio do Dragão” em japonês e se refere a um castelo no fundo do oceano presente em um conto antigo. Esta missão foi lançada em dezembro de 2014 e deve retornar à Terra com amostras em 202
Comentários
Postar um comentário