Montanhas, gelo e belas imagens: noticias vindas de PLUTÂO
Montanhas geladas em Plutão e um novo ponto de vista, estão entre as várias descobertas anunciadas quarta-feira pela equipe da New Horizons da NASA, apenas um dia após a primeira demonstração aérea de Plutão.
![]() |
| Montanhas em Plutão |
"A missão teve nove anos para construir expectativas sobre o que veríamos durante a abordagem mais próxima de Plutão e Caronte. Hoje, temos a primeira amostragem do tesouro científico recolhido durante esses momentos críticos, e posso dizer-lhes dramaticamente ultrapassa as expectativas " Disse um dos cientistas da missão.
Uma nova imagem da região equatorial, perto da base brilhante de Plutão, em forma de coração, mostra uma cordilheira com picos que se projetam a mais de 11.000 pés (3.500 metros) acima da superfície.
As montanhas em Plutão provavelmente não se formaram a mais de 100 milhões de anos atrás - muito jovem em um sistema solar de 4,56 bilhões de anos de idade. Isto sugere que essa região ainda pode ser geologicamente ativa hoje.
"Esta é uma das superfícies mais jovens que já vimos no sistema solar", disse Jeff Moore, do New Horizons Geologia, da NASA em Moffett Field, Califórnia.
Ao contrário das luas geladas de planetas gigantes, Plutão não pode ser aquecido por interações gravitacionais com um corpo planetário muito maior. Algum outro processo deve ser estar gerando a paisagem montanhosa.
A nova visão da lua Charon revela um terreno jovem e variado. Os cientistas estão surpresos com a aparente falta de crateras. A faixa de penhascos e vales que se estende cerca de 600 milhas (1.000 km) sugere fratura generalizada da crosta de Charon, provavelmente o resultado de processos geológicos internos. A imagem também mostra um canyon estimado em 4 a 6 milhas (7-9 quilômetros) de profundidade. Na região polar norte de Caronte, as marcas na superfície escura têm uma fronteira difusa, sugerindo um depósito fino ou mancha na superfície.
![]() |
| Lua Charon, foto tirada pelo Charon |
New Horizons também observou os membros mais pequenos do sistema de Plutão, que inclui outras quatro luas: Nix, Hydra, Styx e Kerberos. Uma imagem nova da lua Hydra revelou a sua forma irregular aparente e seu tamanho, estima-se que de cerca de 27 por 20 milhas (43 por 33 km).
As observações também indicam que a superfície da lua Hydra provavelmente é revestido com gelo de água. Imagens futuras irão revelar mais pistas sobre a formação deste.
Para mais informações sobre a missão New Horizons, incluindo fichas, agendas, vídeo e todas as novas imagens, visite( em Inglês):
e


Comentários
Postar um comentário