Sonda New Horizons, da Nasa, atingiu ponto mais próximo de Plutão

Às 8h50, horário de Brasília, o relógio com a contagem regressiva da Nasa zerou, o que, de acordo com os especialistas, era um indicativo de que a sonda teria alcançado o ponto mais próximo de Plutão, cerca de 12.500 km, depois de viajar por nove anos e quase 5 bilhões de quilômetros (que é a distância entre Plutão e a Terra).
Tal fato vai colaborar com a ciência para analisar mais detalhes sobre a superfície e a temperatura de Plutão e de sua região, chamada de Cinturão de Kuiper.
Cientistas presentes na sede da Nasa comemoraram no momento em que a contagem regressiva acabou.
Só por volta das 22h desta terça é que a sonda deve se comunicar com a terra, para "mostrar" se esta tudo bem com ela, literalmente para dizer que a nave está viva, que ela sobreviveu à passagem tão próxima de Plutão e Caronte.
A informação foi confirmada pelo chefe da missão New Horizons, Alan Stern. "Fique ligado. Por volta das 21h [22h, hora de Brasília] vamos saber se ela [a sonda] sobreviveu ao sistema de Plutão. Mas é sempre bom um pequeno drama, já que é uma exploração verdadeira”, disse ele, que agradeceu a ajuda de sua equipe em uma coletiva de imprensa.
O motivo da preocupação é que na região há muitos meteoroides e destroços da formação do Sistema de luas de Plutão. Essas "pedras no caminho" podem colidir com a sonda e destruí-la. Segundo a Nasa, a chance de impacto é de 1 em 10 mil, considerada alta.
As informações principais, incluindo fotos de altíssima resolução, serão enviadas na quarta-feira (15), durante uma transmissão de dados mais longa.
A imagem a cima mostra uma foto de Plutão tirada pela sonda nessa segunda feira.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7 Planetas foram encontrados ao redor de uma Estrela "próxima" a nós.

Sonda Cassini viaja entre anéis de Saturno e inicia Fim da missão.

Asteróide "grande" passou perto da Terra no final de semana!!!