Astrônomos observam eclipse parcial na "Lua Azul" no Ano-Novo


Astrônomos de todo o mundo iniciaram o Ano-Novo observando um espetáculo celeste: uma "Lua Azul" (ou seja, uma lua cheia extra no final do ano) e um eclipse parcial em plena noite da virada . O primeiro fenômeno normalmente acontece a cada dois anos e meio e originou a antiga expressão inglesa "a cada lua azul". A última vez que isso aconteceu na noite de 31 de dezembro foi em 1990 e a próxima só acontecerá em 2028.

A peculiaridade fez com que 2009 tivesse 13 luas cheias. A maioria dos anos só tem 12, com uma a cada quatro semanas (ou 28 dias). Como o nosso calendário é baseado no tempo em que a Terra leva para dar uma volta no Sol (365 dias), sobram 11 dias a mais do que no calendário lunar, o que deixa esse fenômeno na noite da virada ainda mais raro.

Alem disso, houve também um eclipse parcial, visto em pontos da Europa e Ásia. No hemisfério sul, a sombra da Terra encobriu parte do sudeste da Lua, enquanto o mesmo acontece no hemisfério norte, mas com a penumbra no lado oposto. O pico do eclipse foi às 17h34 (horário de Brasília). O evento só acontece quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham.
Fonte: eBand

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7 Planetas foram encontrados ao redor de uma Estrela "próxima" a nós.

Sonda Cassini viaja entre anéis de Saturno e inicia Fim da missão.

Asteróide "grande" passou perto da Terra no final de semana!!!